O mercado imobiliário apresentou, nos últimos anos, um expressivo crescimento, notadamente em nossa capital Vitória/ES, cujo valor médio do metro quadrado está entre os mais altos do país. Fatores político-sociais, a qualidade de vida que a cidade oferece e a escassez de terrenos nas áreas consideradas nobres são algumas razões que explicam esse aumento.
Porém, é preciso atenção ao decidir adquirir um imóvel tanto para fins de investimento como para fins de moradia.
Ao adquirir um imóvel na planta, é preciso observar se já houve o registro memorial de incorporação que, além de fornecer segurança jurídica sobre a regularidade do empreendimento, é requisito para obtenção de financiamento bancário e alvarás, no caso de empreendimentos comerciais.
Por sua vez, ao adquirir um imóvel de terceiro, é preciso averiguar se existem gravames judiciais ou se o imóvel foi dado em garantia, por exemplo.
Se a intenção é comprar um imóvel para alugá-lo por temporada através de plataformas como airbnb, é preciso assegurar-se de que tal modalidade de locação não é vedada pela convenção de condomínio vigente.
Além disso, é claro que os termos do contrato de compra e venda devem ser cautelosamente analisados, sobretudo no que diz respeito às disposições acerca das hipóteses de rescisão e multa.
Enfim, a aquisição de um bem imóvel deve ser precedida pela análise de questões legais e burocráticas que forneçam ao adquirente a segurança de que está fazendo o melhor negócio.